destaques do mes
Conteudos em Destaque
A criptografia tem sido usado por diversas vezes ao longo da história da humanidade. Um exemplo famoso e a cifra de César que consistia em substituir as letras pelo caractere que seguinte na linha o alfabeto, por exemplo ovo ficaria pwp. A quantidade de casas no alfabeto poderia ser diferente contanto que houvesse um acerto entre as partes.
Atualmente a criptografia se tornou um misto de sofisticação e simplicidade, e também uma ferramenta amoral pois ela protege o direito à privacidade tanto das pessoas de má índole quanto as do cidadão de bem, existe uma variedade de algoritmos de criptografia cada um com sua particularidade e adequada a cada tipo de situação nota: pesquisar particularidade
O algoririmo AES-256 consiste em em dividir o texto que deve ser criptografado em blocos de 256 bits e para descriptografar o atacante teria que testar 2*256 possibilidades que levaria cerda de 7,5 milhões de anos segundo a equipe que desenvolve o algoritmo.
existe algumas variações desse algoritmo como AES-128, AES-192 esse apesar de serão “mais fácies de serem quebrados” (faço questão de colocar entre Aspas pois nenhum deles seria quebrado em tempo abio), os algoritmos com chave mais curta compensam no desempenho computacional.
Você pode estar se perguntando se o esforço computacional e tão grande para descobri a chave criptográfica como ainda acontece invasões a contas de todo tipo? Bom isso na maioria das vezes se deve a falha humana, se o atacante sabe que sua senha está relacionada aos Simpson ele tem uma gama menor de possibilidades, ele pode baixar um banco de dados com as senhas mais usadas e suas variações relacionadas aos Simpson e eventualmente descobri sua senha. Essas informações são dadas muitas vezes pelo usuário seja porque o atacante viu e sabe parte de sua senha por publicá-lo nas redes sociais ou mesmo em uma conversa com você. A engenharia social abri um leque de oportunidades para o hacker.
Um caso particularmente curioso e do hacker romeno guccifer pesquisou informações sobre a vida de seus alvos e através de tentativa e erro invadiu a senha de diversas figuras públicas como do ex-presidente bush e seus familiares, também foi invadida a conta de e-mail de uma senadora dos estados unidos lisa murkowski entre diversos funcionários com esse método
Como já foi salientado nesse artigo, as carteiras digitais são seguras a maioria das invasões acontecem por falha humana, se a carteira for gerada da forma correta e o usuário escolher uma senha totalmente desconexa da sua vida a possibilidade do um hacker conseguir ter acesso ao seus fundos e praticamente impossível.
nosso sait pode usar cookeis para melhorar sua experiencia
Sobre
Autor: Bruno Enrrique
Intusiasta do universo das criptomoedas