Hacktivismo a nova peça no tabuleiro

Hacktivismo e a junção das palavras “hack” e “ativismo” e se refere, e como o nome sugere que são hackers que agem em prol de alguma visão ideológica, suas atividades se estendem a espionagem e divulgação de dados sensíveis a derrubar plataformas do ar ao ataque de serviços online tudo visado a derrocada dos seus rivais ideológicos
Apesar do hacktivismo ser um atividade de cunho ideológico e aparentemente não visar ganhos financeiros, esses tipos de ataques costumam ser bastante eficiente e já causaram danos significativos aos seus alvos. Entre os grupos mais famosos então (Anonymous) grupo hacker responsáveis por vários ataques.
O desmantelamento desse grupo e praticamente impossível, pois o mesmo não tem comando central literalmente qualquer pessoa pode se idêntica como membro dos Anonymous e agir em nome desse grupo e defender qualquer tipo de causa.
Origem do hacktivismo
Não se conhece a exata origem desse termo, porem acreditava-se que tenha surgido na década de 90, através do engajamento massivo ao movimento zapatista no Mexico, em meados dos anos 2000 começou uma discussão sobre o que seriam esses grupos ativistas de fato, sendo eles considerado até mesmo grupos terroristas através do ato patriótico de 2001. Durante esse período esses grupos ficam na obscuridade realizando operações mais veladas. Porem esse senário mudou graças graças ao fortalecimento dos anônimos.
Origem
Casos famosos
1995 - Em um dos primeiros ataques de ativistas pós-internet, sites do governo francês foram hackeados, criando a primeira expressão para este tipo de evento: "ataque em rede".
1999 hacktivistas tentaram romper a segurança do Echelon a (uma rede de vigilância de comunicações do governo americano), invadindo ainda computadores do sistema de segurança dos Estados Unidos. O mesmo ataque se repetiria no ano seguinte.
2010 - Em julho, o mesmo site Wikileaks divulga 92 mil documentos secretos dos Estados Unidos relativos à Guerra no Afeganistão. O caso vem à público justamente quando o governo de Barack Obama discute a estratégia no conflito.
Anonymous no Brasil
Governo e família Bolsonaro
Em 2020 o grupo Anonymous vazou no twitter dados pessoas da família Bolsonaro, de ministros, empresário e apoiadores políticos aliados. Mesmo que a empresa twitter tenha apagado as publicações e banido a conta anonymous Brasil por violação das regras da empresa. Esses supostos dados cadastrais como telefones e endereços pessoais continuam a circular em sites paralelos até hoje.
Em resposta o ex-presidente escreveu no twitter
"Em clara medida de intimidação o movimento hacktivista 'Anonymous Brasil' divulgou, em conta do Twitter, dados do Presidente da República e familiares. Medidas legais estão em andamento, para que tais crimes, não passem impunes", escreveu o ex-presidente.
O REvil (também conhecido como Sodinokibi) realizou um ataque de ransomware na JBS em2021, esse ataque rendeu ao grupo 11 milhos de dólares em BTC.
Ransomware e um tipo de ataque hacker onde o atacante tem acessos aos arquivos de um sistema e criptografa eles impossibilitando o acesso de qualquer usuário desse sistema exceto o atacante evidentemente. Só liberando o acesso após o pagamento do resgate.
Diante disso. Não seria exagero dizer que o hacktivismo e a forma de ativismo moderno, porem com uma ressalva, o anonimato e uma opção para esse tipo de manifestante, coisa que não era uma realidade a pouco tempo.